É cada vez mais comum empresas, principalmente de grande porte, adotarem o compartilhamento de frotas entre vários funcionários. Menos carros compondo a frota não significa menos eficiência ou capacidade de atendimento, mas pode significar uma redução significativa de custos e aumento de lucro.
Cada veículo eliminado de uma frota, gera, em média, uma economia anual de R$ 15.000 a R$ 20.000 em despesas de manutenção, seguro, impostos, depreciação e administração.
Um bom sistema de rastreamento veicular é fundamental neste processo de redução e otimização de frota. Ele será a ferramenta imprescindível para fazer a gestão do compartilhamento de carros entre vários funcionários, otimizando rotas e horários para melhor atender a equipe.
É muito comum o veículo partir da empresa com quatro vendedores, por exemplo, e eles serem distribuídos ao longo do trajeto em pontos estratégicos na ida e serem pegos na volta para a empresa.
Outro formato, quando não dá para compartilhar a mesma viagem, é o de escalas de uso do carro, estabelecendo horários para que cada funcionário inicie sua jornada de trabalho e utilize o veículo sem atrapalhar o colega.
Independentemente do formato, para funcionar perfeitamente, a gestão do tempo é fundamental. E ela é perfeitamente planejada com o sistema de rastreamento. O tempo gasto para realizar uma entrega pode determinar o sucesso ou o fracasso da companhia inteira. Fazer uma boa gestão do tempo para uma frota de transporte de carga, por exemplo, pode fazer com que a empresa seja mais competitiva, gaste menos recursos e consiga até manter seus motoristas satisfeitos, retendo mão de obra qualificada.
Fazer uma ótima gestão de tempo com a frota reduzida vai garantir o sucesso das operações com menos veículos.